9 abril 2024

Reitoria da Universidade da madeira

Programa

Tertúlia “Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica”

As instituições escolares constituem espaços privilegiados e ricos em diversidade humana.  Para que se transformem em instituições promotoras de uma educação fundamentada na interculturalidade, necessitam de passar por processos transformadores nos seus currículos e práticas educativas, promovendo atitudes baseadas no reconhecimento da urgência em discutir e valorizar diferenças entre os diversos grupos humanos.

A construção de práticas socioeducativas referidas à interculturalidade favorecem dinâmicas participativas, processos de diferenciação pedagógica e utilização de múltiplas linguagens e estimulam a construção coletiva. Portanto, cabe às escolas a criação de contextos interativos, tornando-se, ambientes criativos e formativos, o que configura uma proposta de “educação para a alteridade”, aos direitos do outro, à igualdade de dignidade e de oportunidades.
A inovação pedagógica surge assim como a abertura para a emergência de novas culturas. Resulta de um processo de reflexão, criatividade, critica e autocrítica. Integradora a totalidade e legitima os diferentes saberes e suas articulações.
 
Junte-se a nós e contribua para um diálogo frutuoso, de onde se retirem importantes contributos para esta matéria!

Inscrições através do link: https://forms.gle/VtJ7eKKo7y5RxEgw7

9 abril 2024

14H30 – 16h30

Reitoria da Universidade da Madeira | Sala do Pátio I – Colégio dos Jesuítas